domingo, 29 de janeiro de 2012

Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

É com tristeza e lágrimas no olhar que escrevo esta postagem. Estou incomodada, sufocada e até mesmo deprimida com o que venho observando no mundo. O descaso com as pessoas ocasionado pelas próprias pessoas vem me deixando com uma sensação de angústia, de impotência, pois sei que somente eu não tenho a capacidade de mudar a vida de milhares e milhares de pessoas que esbarro a cada dia, aquelas crianças pedindo no farol, as famílias que vivem embaixo da ponte, aqueles que foram vitimas de grandes tragédias, que não tinham quase nada, e passaram a ter nada, eu sei que meu dever é ir e pregar o evangelho a toda criatura, e isso tem bastante gente fazendo, basta fazer uma caminhada pelo centro da cidade de SP para encontrar um ou outro pregador gritando em plena Praça da Sé: Jesus esta voltando, converta-te do teu mau caminho... ação louvável também já fiz isso pregar em praças, em ônibus lotados, mais senti que Deus esperava mais de mim do que falar pra uma multidão que muitas vezes esta te zombando, ou de ficar dentro de templos pregando pra converter quem já é convertido, Deus espera mais. Eu sinto no meu coração que o meu Senhor me cobra mais, Ele pede que eu cuide do orfão, ampare a viúva, ajude e ore pelos enfermos, visite os velhinhos abandonados nos azilos, converse com os abandonados pela família e pela sociedade que passa o dia e a noite se drogando no meio da rua, e não somente pregando o evangelho. Mais demonstrando AMOR.
Uma passagem muito conhecida da Bíblia ICoríntios 13, fala unicamente sobre amor, uma das frases que mais me chama atenção é: E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres...isso me fez refletir em algo, quando a imprensa divulga grandes tragédias vemos muitos se mobilizando doando roupas, alimentos, colchões...mais quantos tiram um pouquinho do seu tempo para ir até estes lugares atingidos por tragédias para prestar solidariedade, para dar um abraço naquelas pessoas machucadas, sem esperança, que sofrem, para dar a sua atenção, o seu consolo, para ajudar aquelas pessoas a ter um pouquinho de esperança em meio ao caos? Infelizmente poucas. As pessoas estão distantes, tem medo uma das outras, diversas vezes fui chamada atenção por ir a um restaurante com um morador de rua e sentar com ele na mesa e bater um papo, por acaso é um animal? Deixou de ser uma pessoa por estar sujo e mau vestido? Não.Uma pessoa é uma pessoa, suja, limpa, mau vestida, bem vestida, cheiroso ou fedido, com pernas ou sem...uma pessoa é e sempre será uma pessoa. Então porque esse preconceito? Porque o medo de se aproximar, conversar, abraçar?
Gostaria de falar sobre uma experiência que passei a cerca de 15 dias, quando estive pelo Centro da cidade de SP. Por curiosidade fui até a favela do Moinho, favela esta que sofreu um grande incêndio no final do ano passado, e foi divulgado em todas as redes de tv, internet, jornais...imaginei chegar lá e ver uma grande ação social de ajuda á essas pessoas, principalmente organizada por igrejas evangélicas, meio qual eu estou inserida, mais infelizmente a realidade é totalmente oposta, conversando com moradores soube que as famílias que perderam seus barracos estão vivendo embaixo do viaduto, dormindo em meio a lixo, entulho e ratos, vestindo a mesma roupa a mais de um mês e comendo muitas vezes restos de lixo, pois não a ajuda alimenticía a essas pessoas. Meu coração ficou destruído...
Ouve sim uma mobilização instantânea logo após o incêndio, mais que caiu no esquecimento, como se aquelas pessoas, sumissem ou se todas suas necessidades tivessem sido supridas com as primeiras arrecadações. Obras sociais foram feitas pelo que soube num primeiro momento por grupos de católicos carismáticos e de espíritas kardecistas. Me perguntei e os evangélicos? E fui em busca de informações, infelizmente mais de 15 moradores me afirmaram que NENHUMA igreja evangélica esteve por lá levando doações ou prestando solidariedade. NENHUMA, me pergunto o porque? Se o Senhor Jesus deixou bem claro que não a mandamento maior, do que amar o próximo como a si mesmo. Se Ele deu como exemplo a preocupação com o povo que tinha fome, se Ele demonstrou se preocupar com o bem das pessoas, físico e espiritual. Que tipo de discípulos do Senhor Jesus a igreja esta sendo hoje? Que tipo de pregação é essa que esta sendo feita, evangelho que traz carros, casas, um cargo melhor, mais que não traz amor as vidas a sua volta. Talvez nenhuma instituição tenha se preocupado com aquelas pessoas porque eles não tem como ofertar, ou por não terem uma roupa boa para comparecerem ao culto de domingo. Meu Deus é dificil pra mim crer que a Igreja que se diz ser de Jesus Cristo (caso qual eu tenho minhas dúvidas) está vendo seu próximo, morrer na sargeta, de frio nas madrugadas embrulhado em papelão, de fome, e não esta fazendo nada! O mundo pede socorro, as pessoas precisam mais do que ouvir: Jesus te ama, elas precisam ser amadas por Ele através da minha e da tua vida, precisam ser abraçadas, acolhidas, alimentadas, vestidas assim como tenho certeza mais que absoluta que Jesus faria e faz, por mim e por voce que tem a oportunidade de estar na sua casa, vestido, com comida no armario, e confortavelmente sentado lendo essa postagem. Espero com esse post trazer um pouquinho de incomodo ao teu coração e que voce perceba que pode fazer algo de bom para o teu semelhante.
Desejo-lhes a paz, e o amor do Senhor Jesus em teu coração.

Railane Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário